Digite aqui o que você está procurando...

Observatório do Cinema

canal MPF

Canal / Nova Campinas

O SHOW DO COMÉRCIO

Extra Online - TV e Lazer

TV iG: Vídeos de notícias, futebol, lutas, clipes, moda e trailers

4 de jan de 2014

"Rio Iguaçu... Um Rio que tem História"


Rio Iguaçu... Um Rio que tem História.
Documentário produzido em 2004, por mim, Flávio Cardoso e os meus amigos: O Professor e Biólogo Flávio de Andrade e o também Biólogo Renato Seixas com o apoio de outros amigos os quais os nomes surgem na legenda dos créditos. 
O Vídeo se inicia com a nossa visita até um trecho em Tinguá Distrito de Nova Iguaçu onde foi possível avistar o pico do Tinguá e a área conhecida como a Serra dos Caboclos onde nasce o Rio Iguaçu indo até a sua foz, local onde deságua, na Baía de Guanabara, navegando de carona em um barco de um pescador.
Foi uma experiência muito gratificante, viver a oportunidade de conhecer informações e apreciar lugares e materiais históricos nos permitindo entender a fascinante relação do Rio Iguaçu e posteriormente Canal do Iguaçu com a História da Baixada Fluminense em especial de Nova Iguaçu através da entrevista que nos foi cedida pelo Historiador Ney Alberto e pelas observações no trajeto que percorremos.
Esperamos que esta empreitada seja útil para a Educação, para pesquisadores e mestres, sejam do ensino médio ou superior, que seja útil para a conscientização da sociedade sobre as necessidades da preservação ambiental e a valorização e zelo com a Memória e o Patrimônio Históricos.
Utilizamos esta obra em algumas atividades educacionais em escolas através de palestras, ficou engavetada durante um bom tempo e agora com o Advento do Site do Projeto Baixada Cultural Sem Fronteiras, o qual desenvolvo com os Amigos Fabio Lucchesi e Raquel Lucchesi e uma série de outros queridos e queridas amigos e amigas, entusiastas da arte, o Vídeo volta a circular. Embora, os cenários estejam mudados e a realidade política já não seja mais a mesma dos municípios que o Canal do Iguaçu corta.
Como Produtor de vídeo também é gratificante, apreciar tudo que foi vivido e aprendido, inclusive em termos de videografia, muitas questões técnicas que hoje as faria de forma bem mais refinadas me fazem feliz, quando olho e aprecio o aprendizado da época para a atualidade, pretendemos manter o vídeo nessa mesma composição pois é muito agradável perceber as nuances que o conhecimento na linha do tempo é capaz de imprimir em nossas vidas.
Esperamos, de verdade, que esta obra seja útil à pesquisas e trabalhos educacionais ou ambientais ou, simplesmente, sacie um pouco de uma nobre curiosidade sobre temas Históricos e de Meio Ambiente. Flávio Cardoso Produtor 17 de Julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores