Digite aqui o que você está procurando...

Observatório do Cinema

canal MPF

Canal / Nova Campinas

O SHOW DO COMÉRCIO

Extra Online - TV e Lazer

TV iG: Vídeos de notícias, futebol, lutas, clipes, moda e trailers

9 de jan de 2014

Repórter Brasil explica o que significa o Dia do Fico - Repórter Brasil ...



Você sabia que D. Pedro I faria aniversário no dia das crianças? Ele nasceu no dia 12 de outubro de 1798, em Portugal. Tinha um nome bem grande: Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.
Quando tinha nove anos de idade, veio com seus pais, D. João VI e Dona Carlota Joaquina, para o Brasil. O pai dele era príncipe regente de Portugal e a mãe, princesa da Espanha. Ele gostava muito de viver no Brasil. Segundo os historiadores, adorava cavalgar pelas florestas e morros do Rio de Janeiro.
De acordo com os estudiosos, ele era muito inteligente, mas não gostava de estudar. Por isso, decidiu se dedicar à música. Ele aprendeu a tocar piano, flauta, fagote, trombone, violino, clarinete, violão, lundu e cravo. Ele também desenhava e pintava muito bem e gostava de fazer esculturas. Em vez de ficar preso dentro do palácio da Quinta da Boa Vista, onde morava, D. Pedro brincava na rua com as outras crianças do povo e com escravos.
Ele tinha um irmão mais novo chamado D. Miguel. Eles eram muito parecidos. Brincavam muito juntos, mas brigavam também. A brincadeira favorita deles era fazer batalha de exércitos com os amigos.
Quando tinha 22 anos, seu pai, D. João, voltou para Portugal e ele se tornou o príncipe regente do Brasil. No ano seguinte, D.João pediu que D. Pedro voltasse a Portugal também. Mas o povo brasileiro não queria que ele fosse embora. Eles colheram assinaturas pedindo para que ele ficasse. No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro disse: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico!” E esse ficou conhecido como Dia do Fico.
No dia 7 de setembro do mesmo ano, durante uma viagem em São Paulo, D. Pedro foi informado de que estava sendo preparada uma ação militar de Portugal contra o Brasil. D. Pedro, então levantou a espada, perto das margens de um riacho chamado Ipiranga, e gritou: “Independência ou Morte”!
Esse gesto marcou o dia em que o Brasil deixou de ser apenas uma colônia de Portugal e passou a ser um país independente. D. Pedro se tornou o primeiro imperador do Brasil.
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores