Digite aqui o que você está procurando...

Observatório do Cinema

canal MPF

Canal / Nova Campinas

O SHOW DO COMÉRCIO

Extra Online - TV e Lazer

TV iG: Vídeos de notícias, futebol, lutas, clipes, moda e trailers

13 de mar de 2012

Especial / Nana Caymmi


Nota: Digna e merecedora não de um, mas de muitos e muitos especiais. Não tenho palavras para descrever uma das maiores intérpretes da música popular brasileira... Certa vez liguei o rádio e lá estava Nana Caymmi cantando Fruta Boa - fique parado, literalmente imóvel, inacreditavelmente emocionado, fui pego de surpresa e não tive outra alternativa a não ser sair correndo a procura da primeira loja de discos pra comprar o LP (ainda não era CD)... Claro que eu poderia citar um caminhão de músicas onde Nana simplesmente dá show de interpretação, como por exemplo: Doce Presença / Café Com Pão / Contrato de Separação / Formicida, Corda e Flor / Mudanças dos Ventos / Resposta ao Tempo / Se Queres Saber / só para citar algumas...
Vamos saber um pouco mais sobre Nana Caymmi
Nana Caymmi, é o nome artístico de Dinair Tostes Caymmi que em 1960, registrou sua primeira atuação em estúdio, participando da faixa "Acalanto" (Dorival Caymmi), no LP de seu pai, que compôs a canção em sua homenagem, quando a cantora era ainda criança. Lançou, também, seu primeiro disco solo, um 78 rpm, contendo as músicas "Adeus" e "Nossos beijos".
Em 1976, foi contemplada com o Troféu Villa-Lobos de Melhor Cantora do Ano, oferecido pela Associação Brasileira de Produtores de Discos. Participou da trilha sonora de "Maria Maria", espetáculo do Balé Corpo, com músicas de Milton Nascimento e Fernando Brant e coreografia de Oscar Ajaz.

Em 2002, lançou o CD "O mar e o tempo", contendo exclusivamente obras de Dorival Caymmi. O disco contou com a participação de seus irmãos Dori e Danilo, além de sua mãe, Stella, das netas e das sobrinhas. Em 2003, foi lançado o songbook "O melhor de Nana Caymmi", produzido por Luciano Alves, contendo letras, cifras e partituras do repertório da cantora, além de um perfil biográfico assinado por sua filha, Stela Caymmi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores