Observatório da Televisão

Digite aqui o que você está procurando...

Observatório do Cinema

canal MPF

Canal / Nova Campinas

O SHOW DO COMÉRCIO

Extra Online - TV e Lazer

TV iG: Vídeos de notícias, futebol, lutas, clipes, moda e trailers

11 de jan de 2016

Especial / Geraldo Azevedo

Geraldo Azevedo nasceu em Petrolina, PE, em 11 de janeiro de 1945. Essa origem nordestina talvez tenha sido a responsável pelo tempero tão variado de ritmos e balanços que este grande músico possui. Sua forma de tocar o violão mistura as harmonias sofisticadas com os ritmos quentes do nordeste, o destaca dentro do cenário nacional. Em seu trabalho é possível encontrar, lado a lado, líricas canções de amor como “ Dia Branco” e números caribenhos cheios de swing como "Veneza Americana".

Músico autodidata, aos 12 anos de idade já tocava violão. Ao mudar-se para Recife se juntou ao grupo folclórico intitulado Grupo Construção onde conheceu Teca Calazans, Naná Vasconcelos e também Marcelo Melo e Toinho Alves (componentes do Quinteto Violado) iniciando aí toda a sua trajetória musical.
Em 1967 seguiu para o Rio de Janeiro onde juntou-se a Naná Vasconcelos, Nelson Ângelo e Franklin formando o Quarteto Livre, grupo que acompanhou Geraldo Vandré em seus shows até que, devido a problemas políticos com o governo militar, o grupo se dissolveu.
Participou de alguns importantes projetos coletivos de discos como "Asas da América", "Cantoria" e "O Grande Encontro", além de fazer parte de várias coletâneas.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores